14 maio 2008

Grécia

GRÉCIA

Foi na Grécia que a civilização ocidental começou há mais de dois mil e oitocentos anos. Naquele tempo a civilização grega estava dividida em cidades-estado, que dominavam grandes áreas as margens do Mediterrâneo e do Mar Negro. Há milhares de anos, os gregos estabeleceram, os gregos estabeleceram tradições de justiça e liberdade individual que são as bases da democracia e da economia de mercado.

Ao longo de sua história, a Grécia sofreu alterações com as mudanças de períodos, são eles:

Arcaico (700-480 a.C.)
* Geometrismo e simplicidade;
* Estilização;
* Sem movimento;
* Simplificação das formas;
* Não estuda a proporção;
* Drapeados de lã;
* Tecido rústico;
* Linhas retas;
* Cores: branco, vermelho, azul e amarelo;
* Túnicas lineares;
* Ordem arquitetônica: Dórica;

Clássico (480-323 a.C.)
* Harmonia e equilíbrio;
* Linhas retas e curvas;
* Movimento do corpo;
* Roupas com drapeados;
* Penteados femininos bem elaborados;
* Cores: branco e púrpura;
* Ordem arquitetônica: Jônica;

Helenístico (323-30 a.C.)
* Impressionismo;
* Luxo, riqueza e conquistas territoriais;
* Muitos detalhes;
* Difusão das artes e literatura;
* Refinamento na roupa;
* Leveza encantadora;
* Folha de louro e acanto, como enfeite de cabelo;
* Tecidos finos, transparentes e com detalhes em ouro;
* Cores: rosa, verde e dourado;
* Ordem aruitetônica: Coríntia.


A filosofia, a mitologia, as artes plásticas e a dramaturgia são destaques da cultura dessa civilização. Os gregos da Antiguidade chamavam a si próprios de helenos e davam o nome de Hélade a sua terra. Para eles quem não falava grego era denominado bárbaro.
Na Grécia antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os jogos olímpicos em homenagem aos deuses.

Vestuário

O vestuário dos gregos era simples e compunha-se de roupas de linho no verão e lã no inverno. Eram confeccionadas geralmente pelas esposas, filhas ou escravas, quase sempre mantendo a cor original dos fios mas algumas passavam por um processo de colorização com tinturas. Ornamentos que representavam a cidade-estado de origem dessas pessoas eram colocados ou pintados diretamente nas roupas. Brincos, anéis, correntes, gargantilhas ou qualquer outra jóia estava restritaas famílias mais ricas.Peças do vestuário:
* Peplo: túnica feminina presa por duas fíbulas, feita com dois retângulos de tecido;
* Quíton: túnica feminina ou masculina presa com 5 a 8 fíbulas, feita com dois retângulos de tecido;
* Himation: normalmente feito de lã e principalmente usado por homens como proteção;
* Clâmide: manto masculino curto, preso em frente ao pescoço;
* Exômis: manto feito com um retângulo de tecido, preso por apenas um ombro, com barras decorativas e usado principalmente pera segurar os seios;
* Strphion: faixa de tecido para segurar os seios;
* Krêpis: sandálias;
* Em algumas regiões usavam chapéus.



Homens e mulheres usavam perfumes feitos a base de flores e ervas. A vaidade e a beleza faziam parte do cotidiano de ambos os sexos. Diferentes penteados, com destaque para os cabelos encaracolados e arranjos feitos com ceras e loções. Mulheres mantinham os cabelos longos adornados com presilhas de metal ou fitas coloridas. Os homens mantinham cortes curtos e cultivavam a barbas e o bigodes se não fossem do exército.
A vestimenta principal era o QUITON, um retângulo de tecido que se assemelha a uma túnica colocada no corpo, presa nos ombros e debaixo dos braços. Sobre os ombros era presa com broches ou agulhas de nome FÍBULA e na cintura por um cordão ou cinto. Nos adultos eram longas até os tornozelos, já nos jovens até os joelhos. A vestimenta femininaera ligeiramente diferente, com cordões e correntes na altura da cintura como decoração e eram bastante decotadas. Usavam também uma roupa complementar, o PHAROS( vestido jônico) e como proteção contra o frio o HIMATION cobrindo o corpo todo. Os filósofos gregos usavam-no como traje básico.

2 comentários:

Lucas Vitoriano disse...

Achei muito interessante a postagem, me foi de grande ajuda. Estou escrevendo um livro que se passa na época da Grécia antiga e as explicações quanto as vestes eram muito vagas.

Agora porem posso citar as roupas usadas na epoca com mais exatidão, muito obrigado!

Vitoria Silva disse...

Achei muito interessante, me ajudou muito com um trabalho da escola, eu pesquisei em outros sites e ñ me ajudouem absolutamente nada, aq esta maid exato.
Muito obrigada!!👏👏