14 maio 2008

Grécia

GRÉCIA

Foi na Grécia que a civilização ocidental começou há mais de dois mil e oitocentos anos. Naquele tempo a civilização grega estava dividida em cidades-estado, que dominavam grandes áreas as margens do Mediterrâneo e do Mar Negro. Há milhares de anos, os gregos estabeleceram, os gregos estabeleceram tradições de justiça e liberdade individual que são as bases da democracia e da economia de mercado.

Ao longo de sua história, a Grécia sofreu alterações com as mudanças de períodos, são eles:

Arcaico (700-480 a.C.)
* Geometrismo e simplicidade;
* Estilização;
* Sem movimento;
* Simplificação das formas;
* Não estuda a proporção;
* Drapeados de lã;
* Tecido rústico;
* Linhas retas;
* Cores: branco, vermelho, azul e amarelo;
* Túnicas lineares;
* Ordem arquitetônica: Dórica;

Clássico (480-323 a.C.)
* Harmonia e equilíbrio;
* Linhas retas e curvas;
* Movimento do corpo;
* Roupas com drapeados;
* Penteados femininos bem elaborados;
* Cores: branco e púrpura;
* Ordem arquitetônica: Jônica;

Helenístico (323-30 a.C.)
* Impressionismo;
* Luxo, riqueza e conquistas territoriais;
* Muitos detalhes;
* Difusão das artes e literatura;
* Refinamento na roupa;
* Leveza encantadora;
* Folha de louro e acanto, como enfeite de cabelo;
* Tecidos finos, transparentes e com detalhes em ouro;
* Cores: rosa, verde e dourado;
* Ordem aruitetônica: Coríntia.


A filosofia, a mitologia, as artes plásticas e a dramaturgia são destaques da cultura dessa civilização. Os gregos da Antiguidade chamavam a si próprios de helenos e davam o nome de Hélade a sua terra. Para eles quem não falava grego era denominado bárbaro.
Na Grécia antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os jogos olímpicos em homenagem aos deuses.

Vestuário

O vestuário dos gregos era simples e compunha-se de roupas de linho no verão e lã no inverno. Eram confeccionadas geralmente pelas esposas, filhas ou escravas, quase sempre mantendo a cor original dos fios mas algumas passavam por um processo de colorização com tinturas. Ornamentos que representavam a cidade-estado de origem dessas pessoas eram colocados ou pintados diretamente nas roupas. Brincos, anéis, correntes, gargantilhas ou qualquer outra jóia estava restritaas famílias mais ricas.Peças do vestuário:
* Peplo: túnica feminina presa por duas fíbulas, feita com dois retângulos de tecido;
* Quíton: túnica feminina ou masculina presa com 5 a 8 fíbulas, feita com dois retângulos de tecido;
* Himation: normalmente feito de lã e principalmente usado por homens como proteção;
* Clâmide: manto masculino curto, preso em frente ao pescoço;
* Exômis: manto feito com um retângulo de tecido, preso por apenas um ombro, com barras decorativas e usado principalmente pera segurar os seios;
* Strphion: faixa de tecido para segurar os seios;
* Krêpis: sandálias;
* Em algumas regiões usavam chapéus.



Homens e mulheres usavam perfumes feitos a base de flores e ervas. A vaidade e a beleza faziam parte do cotidiano de ambos os sexos. Diferentes penteados, com destaque para os cabelos encaracolados e arranjos feitos com ceras e loções. Mulheres mantinham os cabelos longos adornados com presilhas de metal ou fitas coloridas. Os homens mantinham cortes curtos e cultivavam a barbas e o bigodes se não fossem do exército.
A vestimenta principal era o QUITON, um retângulo de tecido que se assemelha a uma túnica colocada no corpo, presa nos ombros e debaixo dos braços. Sobre os ombros era presa com broches ou agulhas de nome FÍBULA e na cintura por um cordão ou cinto. Nos adultos eram longas até os tornozelos, já nos jovens até os joelhos. A vestimenta femininaera ligeiramente diferente, com cordões e correntes na altura da cintura como decoração e eram bastante decotadas. Usavam também uma roupa complementar, o PHAROS( vestido jônico) e como proteção contra o frio o HIMATION cobrindo o corpo todo. Os filósofos gregos usavam-no como traje básico.

Um comentário:

Lucas Vitoriano disse...

Achei muito interessante a postagem, me foi de grande ajuda. Estou escrevendo um livro que se passa na época da Grécia antiga e as explicações quanto as vestes eram muito vagas.

Agora porem posso citar as roupas usadas na epoca com mais exatidão, muito obrigado!