15 maio 2008

Bizâncio

Império Bizantino

O Império Bizantino (Império Romano do Oriente) sucedeu o Império Romano (cerca de 395) como o império dominante do Mar Mediterrâneo. A sua Regressão territorial gradual delineou a história da Europa Medieval, e sua queda, em 1453 marcou o fim da Idade Média. Entre os séculos III e V, o Império Romano viveu uma desastrosa crise nas estruturas. A parte ocidental do império, onde se localizava a capital, Roma, teve que lidar com as invasões bárbaras. Já a parte oriental, que sofria menos com as invasões, se achava em uma situação mais estável economicamente como politicamente. A sede desse império era Constantinopla.
A Arte bizantina está intimamente relacionada a religião cristã. O mosaico foi único no período e suas características de criação influenciaram mais tarde a arte gótica.

Vestuário


Os bizantinos da classe alta vestiam túnicas bem decoradas, feitas de seda e fios de ouro e usavam pérolas e pedras preciosas como ornamentação. Já as pessoas de classes mais baixas usavam túnicas simples. No começo imperadores e pessoas da corte usavam uma manta sobre as túnicas, posteriormente passaram a usar longos tecidos em volta do pescoço como um cachecol. Os nobres usavam longas e firmes meia-calças. Geralmente as pessoas faziam roupas em casa, mas com o crescimento das cidades, pequenas lojas especializadas na fabricação das roupas surgiram e passaram a ser feitas por artesãos. À medida que os artesãos tornavam-se habilidosos, a qualidade da roupa aumentaria, sendo cortadas, ajustadas, decoradas e feitas sob medida. As mulheres começaram a usar vestidos atados na parte de cima do corpo e os homens passaram a usar mangas por baixo de suas túnicas.

Nenhum comentário: